Estilos de joias e semijoias: minimalista, geométrico, orgânico e barroco
-
Você já parou para pensar que até mesmo as joias têm um estilo próprio? Se tem pedras, muito ouro, muito detalhe... Afinal, você pode gostar de usar anéis, mas não é qualquer anel, certo?
-
-
Podemos dividir o universo de estilos de joias e semijoias em três grandes grupos de desenhos ou designs mais comuns:
Estilo minimalista
Super atual e queridinho de várias celebridades do momento, o estilo minimalista está presente não apenas nas joias, mas também nos looks. É o famoso "menos é mais", em que os acessórios são complementos mais simples e onde a graça está no detalhe discreto.
São crucifixos fininhos, pontos de luz, brincos longos e finos como uma linha, anéis sem detalhes ou peças vazadas, apenas com contornos simples.
Estilo geométrico
Como o próprio nome indica, joias em estilo geométrico têm formatos quadrados, triangulares ou circulares, como mais comuns. Podem ser minimalistas ou não, vai depender do desenho da peça e dos detalhes.
-
-
São peças de um estilo muito moderno e atual. Essa tendência começou forte em 2018 e ainda vai permanecer por um bom tempo, pelo sucesso que vem fazendo.
Elas se destacam na figura de delicados anéis triangulares e pingentes retangulares, brincos de círculos e de pentágono. Formas suaves, uniformes e arredondadas estão substituindo arestas duras e ângulos agudos, resultando em uma joia mais suave e refinada. Um desfile de simplicidade e elegância que fica perfeito com o estilo clássico e elegante de quem usa joias no dia a dia.
Estilo orgânico
É o tipo de design mais abstrato, digamos assim. Tem inspiração na natureza, seja nas formas humanas ou até mesmo em plantas e animais.
A base desse estilo está na variedade de texturas e desenhos. As formas orgânicas são uma clara referência à natureza. Plantas, animais e astros aparecem nos desenhos e as peças ganham mais mobilidade, com uso de módulos e molas, por exemplo.
-
-
Estilo barroco
Na Arte, o barroco é um período conhecido por sua volúpia, seu exagero, seus detalhes ricos. Pode-se dizer que arte deste tempo, é o resultado do complexo conjunto de fatores religiosos, políticos e culturais.
-
-
Joias desse estilo são clássicas e bem elaboradas, ricas em muitos detalhes. Lembram as joias usadas por reis e rainhas nos séculos passados. São mais pesadas, por serem grandes e terem muita pedraria. Normalmente um look com uma peça desse estilo pede roupas mais discretas, para que a joia brilhe sozinha.
-
Cada estilo tem sua personalidade e você pode simplesmente escolher o que deseja usar no dia, o que mais combina com você e com seu look. Todos reúnem uma grande variedade de peças e muitas delas você encontra aqui na Michelle T. Joias!